> Alternativa de Confiança

Bem-vindo ao meu blogue na internet! Sou o candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Valongo e neste espaço pretendo estabelecer um elo de comunicação com todos os munícipes do concelho. Os principais desenvolvimentos da candidatura serão aqui relatados. Conto, desde já, com o contributo de todos para a discussão das ideias e dos temas que fazem parte do quotidiano dos Valonguenses. Desejo, por isso, que este blogue seja um espaço de partilha das nossas preocupações, das nossas angústias e das nossas ambições quanto ao futuro do concelho de Valongo. Procuraremos, em conjunto, encontrar as soluções e o caminho a seguir, estabelecendo um diálogo permanente com todas e todos os que acreditam que é possível construir uma verdadeira alternativa – uma alternativa de confiança - para mudar o nosso concelho.
Quarta-feira, 15 de Julho de 2009

Serviços públicos e desemprego na ordem do dia

 

A CAMPANHA ELEITORAL NO CONCELHO
Bloco de Esquerda: Eliseu Pinto Lopes no Centro de Emprego e Tribunal Judicial de Valongo

Foto BE/VALONGO
Foto BE/VALONGO

O candidato do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara Municipal de Valongo, Eliseu Pinto Lopes, visitou ontem o Centro de Emprego de Valongo e visita hoje o Tribunal Judicial da mesma cidade.
O candidato, aponta o BE, «esteve na fundação do Movimento pelo Tribunal de Valongo e tem sido uma das vozes activas na denúncia das más condições daquele tribunal e na construção de um edifício condigno. Embora só recentemente tenha sido divulgada a localização e o projecto do novo edifício do tribunal, o candidato considera um absurdo a opção de implantar o referido edifício no meio de quatro torres, de sete andares cada uma, destinadas a habitação e comércio, tudo em pleno centro da cidade de Valongo. Será uma muralha de prédios com um impacto visual brutal numa cidade com milhares de habitações devolutas e castigada pelo caos urbanístico gerado nos últimos anos, onde os interesses dos lóbis imobiliários continuam a falar mais alto».
Segundo Eliseu Pinto Lopes, estas visitas afirmam uma das prioridades da candidatura, «a aposta na qualidade dos serviços públicos prestados no concelho e que não se resolvem apenas com a instalação de uma “mini” ou “hiper” Loja do Cidadão, em Ermesinde, como tem sido defendido por outros candidatos».
O cabeça-de-lista do BE à Câmara entende que o município de Valongo «revela graves carências em muitos dos serviços públicos que servem a população em áreas essenciais como a saúde, a justiça, a educação, a segurança, entre outras. Estas carências prendem-se com diversas razões, sendo uma delas, a falta de empenho do executivo camarário nesta matéria». Não hesita, por isso, em acusar o executivo do PSD, liderado por Fernando Melo, «de apenas se preocupar com os interesses do sector privado que dão lucro a alguns e de desprezar o serviço público que deve ser de todos e para todos». E dá como exemplo a reclamação, há décadas, da «melhoria das condições de funcionamento dos centros de saúde de Campo e de Alfena, com o Executivo «a desdobrar-se em desculpas por nada ter feito, quando nas mesmas freguesias apadrinha o aparecimento dos Hospitais Privados de S. Martinho e de Alfena, tendo anunciado, recentemente, a instalação de mais um hospital privado e um hotel na urbanização Fonte da Senhora. Estes negócios apenas servem os interesses de alguns e destinam-se a uma minoria de pessoas com capacidade financeira, mas a maioria da população não tem acesso a estes serviços».
«A “febre da privatização”...», diz ainda o candidato bloquista, «...tem levado o Executivo a fazer negócio com tudo aquilo que deveria ser público com o prejuízo dos valonguenses que, todos os meses, pagam caro por esses serviços, como acontece com as águas, o saneamento e os resíduos sólidos».
Na visita ao Centro de Emprego de Valongo, Eliseu Pinto Lopes procurou aferir o diagnóstico do desemprego no concelho tendo em conta os dados mais recentes. O candidato refere que «o desemprego é uma situação preocupante resultado do sucessivo encerramento de várias empresas no concelho como aconteceu com a Lear». Eliseu Pinto Lopes espera ver infelizmente confirmados os dados do Bloco de Esquerda que apontam para um acréscimo de 25% do número de desempregados no concelho, entre Abril de 2008 e Abril de 2009. Refere ainda que o Bloco «tem reclamado atenção dos responsáveis políticos nacionais e locais para esta difícil realidade, como aconteceu, por exemplo, na marcha contra o desemprego e com a actual campanha contra o desemprego no distrito do Porto».


in "A Voz de Ermesinde" de 10/07/2009

 

publicado por eliseupintolopes às 15:31
link | comentar | favorito
2 comentários:
De anónimo a 21 de Julho de 2009 às 13:19
Promessas e vergonha

O primeiro-ministro, ou o secretário-geral do PS (começa a ser difícil distinguir em que qualidade fala José Sócrates quando saca do bolso mais uma ou outra promessa), garantiu este fim-de-semana que criará, para os mais jovens, mil empregos nas instituições de solidariedade social e que apoiará "as famílias de menores rendimentos para que, através de uma bolsa, os filhos possam permanecer 12 anos na escola". Parecem boas iniciativas, sobretudo quando sabemos já que os próximos anos nos continuarão a trazer abanões provocados pela crise.

Cada um de nós dará à conversa de José Sócrates o crédito que muito bem entender. Uns acharão que é conversa fiada; das bocas de outros saltarão encómios à(s) iniciativa(s). O mesmo se aplica ao anúncio feito ontem: se for primeiro-ministro na próxima legislatura, o líder do PS não baixará os impostos.

O facto é que, bem ou mal, com mais ou menos propaganda, vamos ficando a conhecer o que é que o PS pensa - e, mais importante, o que pensa fazer - sobre o futuro próximo do país. E essa é, em bom rigor, a única forma que temos de avaliar o partido, por forma a decidir o sentido do nosso voto. Verdade que, no caso do PS, ainda temos que incluir na equação a acção do Governo. O que facilita a tarefa.

Bem diferente é a estratégia adoptada pelo PSD. Anteontem, em Vila Real, Manuela Ferreira Leite, guardiã da política da verdade, atirou-se às canelas de Sócrates: "Não só não tem vergonha (das promessas que fez e não cumpriu) como ainda por cima agora anuncia outras tantas promessas para depois não cumprir, caso ganhe as eleições. Se houvesse alguma ponta de vergonha naquilo que os políticos não devem fazer, esta devia ser uma delas".

A frase encerra três factos curiosos. Ferreira Leite já sabe que Sócrates está a anunciar promessas que não cumprirá. Não se lhe conheciam estes dotes de adivinhação. Ferreira Leite fala dos políticos como se se tratasse de um classe impura (digamos assim) à qual ela não pertence nem deseja pertencer. Por fim, Ferreira Leite fala das promessas que Sócrates não cumpriu - mas não aponta nenhuma delas. E, muito mais importante do que isso, sem as contrapor, sem dizer o que faria ela caso estivesse no lugar do primeiro-ministro.

Se bem se recordam, a líder do PSD começou assim o seu mandato: calada. Depois, perante a evidência do erro, desatou a falar. Agora, parece querer voltar aos tempos em que ninguém lhe conseguia puxar uma ideia. Ora é de ideias e de propostas que se faz o debate político. O contrário não é sério. Não basta ditar de cátedra meia-dúzia de lugares-comuns sobre a virtude da moral e dos bons costumes para construir um programa político. Manuela tem um? Fará ela o favor de o mostrar aos indígenas? Ou teme que os índígenas se assustem?



De anónimo a 23 de Julho de 2009 às 17:52
Caro Eliseu Lopes

Este comentário não é mais nem menos um artigo de opinião escrito no jornal diario da nossa praça, editado na Terça -feira passada, e assinado por um Expert nesta coisa de Politica

Bem enfim....

CTT


comentar post

> mais sobre mim

> posts recentes

> Jantar do BE no Sábado - ...

> Tempos de antena do BE

> Bloco afirma-se como 3ª f...

> PROGRAMA ELEITORAL DO BLO...

> Candidatura do Bloco resp...

> Dia Europeu Sem Carros

> 16 anos depois: "VALONGO ...

> Mensagem de apresentação ...

> Iniciativas do Bloco de E...

> Impasse entre Câmara e Mi...

> Autárquicas 2009: Candida...

> Candidatos do BE na Expov...

> "Jogo do empurra" prejudi...

> Bloco questiona Ministéri...

> Candidatos do BE na feira...

> Bloco apesenta propostas ...

> Hospital de Valongo - Reo...

> Candidatos do Bloco na fe...

> Candidato do BE responde ...

> Campus da Justiça de Valo...

> BE faz aprovar recomendaç...

> Serviços públicos e desem...

> Candidato alerta para o d...

> Dez Prioridades do Bloco ...

> Mensagem de apresentação ...

> Visita às Associações e C...

> Carta enviada às associaç...

> Caminhada à Serra de Sant...

> Apresentação pública da c...

> A apresentação da candida...

> Discurso na apresentação ...

> Candidatura na imprensa -...

> Candidatura na imprensa -...

> Artigo de opinião

> tags

> advogado(3)

> alfena(2)

> alternativa(3)

> ambiente(4)

> apoio(1)

> apresentação(1)

> assembleia municipal(1)

> associações(5)

> associativismo(2)

> autárquicas(1)

> bloco(14)

> blog(1)

> câmara(8)

> caminhada(1)

> campanha(5)

> campo(3)

> candidato(9)

> candidatos(4)

> candidatura(6)

> carta(1)

> cidadãos(2)

> colectividades(3)

> comunicação(1)

> comunicado(1)

> concelho(6)

> confiança(1)

> crise(2)

> democracia(1)

> desemprego(3)

> discurso(1)

> ecologia(1)

> emprego(1)

> esquerda(1)

> executivo(1)

> expoval(1)

> feira(3)

> freguesia(2)

> hospital(1)

> imprensa(4)

> iniciativas(2)

> internet(1)

> jovens(5)

> junta(1)

> juventude(2)

> mensagem(2)

> mobilidade(1)

> opinião(1)

> participativa(1)

> presidente(2)

> prioridades(3)

> programa(4)

> santa justa(1)

> saúde(5)

> serviços públicos(8)

> tribunal(2)

> urbanismo(4)

> valongo(11)

> vídeo(1)

> voto(1)

> todas as tags

> últ. comentários

Tem razão Fátima Macedo, subscrevo na integra o se...
Uma cidade que tinha tudo para crescer em condiçõe...
Bom diaAntes de mais venho dar conhecimento que es...
Caro Eliseu LopesEste comentário não é mais nem me...
Promessas e vergonhaO primeiro-ministro, ou o secr...

> links

> Outubro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


> arquivos

> Outubro 2009

> Setembro 2009

> Agosto 2009

> Julho 2009

> Maio 2009

> Abril 2009

> pesquisar neste blog

 

> Contactos

tel./fax: 224210445 eliseulopes@sapo.pt bevalongo@sapo.pt

> subscrever feeds